segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Contexto parte II



Fundador da AIESEC em Juiz de Fora. Uma gestão bem feita - em minha opinião). Eu, Yuri, Faviane, Weil, Bia, Laurinha, Fernando e muitos outros entregamos um escritório pronto para brilhar.*

Desde o começo do trabalho no escritório local, me deparei com as dificuldades que estar a frente de um "novo negócio" traz, principalmente falta de knowhow e inexperiência. Sempre achei que o escritório nacional da AIESEC - lugar onde trabalho hoje - poderia oferecer mais suporte para esse estágio específico de maturação de seus escritórios e sempre tentei ser ativo para que isso acontecesse.

Essa vontade de criar melhores condições para um escritório novo a decolar, juntamente com a vontade de aprender mais sobre os mercados do nosso país, sobre relações externas e sobre coaching** me levaram a me aplicar para a vaga de gerente de expansão da AIESEC no Brasil.

Resumidamente, minhas responsabilidades seriam estudar e entender mercados em que a AIESEC poderia atuar, envolver os interessados na abertura de um escritório da AIESEC em uma nova cidade através de uma aproximação com faculdades e estudantes e participar da estratégia de desenvolvimento de novos escritórios (o que envolveria coaching).

Uau... parece coisa de gente grande, né? Isso també, foi uma das coisas que me atraiu, não me lembro de conhecer alguém da minha idade que tenha passado por uma experiência semelhante fora da AIESEC.

Esse cargo duraria de janeiro de 2009 até dezembro. A essa altura meus planos para minha carreira dentro da AIESEC pareciam casar com os fora dela. Eu exercia esse cargo em Juiz de Fora - apensar dele exigir algumas viagens - e eu poderia me formar no tempo certo, em dezembro deste ano. Então eu planejava me aplicar para uma vaga no escritório nacional da AIESEC que seria full-time em São Paulo. De lá, já imendaria meu intercâmbio e, voltando,
cairia no mercado.

Mas é claro que as coisas não saíram exatamente como o esperado, afinal, nem todos os ursinhos são carinhosos...


Passei seis meses nesse cargo e tive experiências muito interessantes: Dei coach para os escritórios da AIESEC em São Carlos, interior de São Paulo, Uberlândia, no triângulo mineiro, e em Juiz de Fora, eu meu antigo escritório; dei prosseguimento do proceso de abertura do escritório da AIESEC em Sorocaba;mantive relacionamento com interessados em abrir escritórios em suas universidades; criei uma nova proposta para os critérios e os métodos de expansão na AIESEC no Brasil e ainda morei um mês no Rio de Janeiro na tentativa de abrir mais um escritório da AIESEC na cidade - já existe um no Rio, localizado no Campus Praia Vermelha da UFRJ. Aliás, não poderia deixar de agradecer novamente ao Da Lua e sua família pelo acolheminto! Obrigado, gente!

Ao fim desses 6 meses maravilhosos, mas cansativos - tive conciliar todas essas atividades com a disciplina mais crítica do meu curso (mergulhão de rádio para os íntimos) - fui convidado a assumir um outro cargo na AIESEC nacional.

Esse não era o cargo que eu pretendia assumir anteriormente e também não veio no tempo esperado. Apesar disso, a oportunidade me encheu os olhos pois eu estaria em uma das áreas mais estratégicas da organização, trabalhando full-time na AIESEC em São Paulo e com a coisa que eu mais gostei de fazer no meu cargo anterior - ser coach.
Eu seria do time de desenvolvimento de escritórios e meu papel seria o de "treinador"/"consultor" de vários escritórios e ainda coordenar a estratégia de treinamento de todas as 30 unidades da AIESEC espalhadas pelo Brasil. Isso envolveria, inclusive, viagens para pelo Brasil - outra coisa que fez meus olhos brilharem por essa oportunidade.

Não deu outra, embarquei nessa oportunidade! Traquei meu curso à seis meses do seu final e vim para esse mundo louco de São Paulo morar com 10 pessoas de todas as partes do país em uma casa bancada pela AIESEC.

Agora aqui estou eu, blogueiro a escrever experiências que minha vida - e minha busca por coisas novas - estão a me proporcionar.

Fazendo diferente!

*referência esdrúxula ao celebre jargão de Romildão: "vem comigo que você brilha" hehehee

**para aqueles que não conhecem esse conceito, pretendo escrever mais sobre ele em próximas postagens.

Um comentário:

  1. gostei muito do blog. Depois dá umas dicas de coach pra gente e conta umas histórias tb! ehhehe

    ResponderExcluir